Zé Eliton, no debate da TV Anhanguera: “Nós nunca deixamos a peteca cair”

 

No quarto bloco do debate da TV Anhanguera, o candidato do PSDB a governador, Zé Eliton, falou sobre o agronegócio, uma das molas propulsoras da economia goiana.

Demonstrando conhecimento do tema, o tucano acenou para atuação do Estado em dois segmentos específicos do agronegócio – aquele dos grandes produtores rurais, que trabalham com grandes áreas e tecnologia de ponta e que necessita da ação do governo do estado no campo da infraestrutura, para escoar a produção.
 
Nas considerações finais, disse que, nas diversas áreas, atuou com firmeza para garantir o cumprimento das ações pactuadas. “Garanto as conquistas, garanto os programas sociais”, disse, acrescentando que é claro que o Brasil viveu a crise, é claro que Goiás viveu, “mas nós nunca deixamos a peteca cair”.
 
“É justamente nesse dentro desse complexo que o Estado de Goiás avança no processo de internacionalização, ampliando o comércio exterior, abrindo divisas para que os nossos produtos possam sair”, explicou Eliton, ressaltando que essa ação permite a agregação de valor aos produtos exportados, com geração de emprego e renda. Por outro lado, explicou, há a preocupação com o pequeno produto rural, com a criação da Agência de Inovação Rural, que será a sucessora da Emater. 
 
O candidato enfatizou que, com essa experiência, o que se busca é fomentar eixos de desenvolvimento locais, a partir da aptidão de cada região, como por exemplo os Arranjos Produtivos Locais (APLs) do mel e do açafrão, em Porangatu. Tudo disso dentro de um conjunto de fortalecimento da pequena produção, para melhorar as condições de vida das famílias e de quem mais precisa.
 
O candidato tucano ressaltou que quem anda nas rodovias goianas sabe muito bem o padrão de qualidade delas. Ainda em relação à política para o agronegócio, Zé Eliton destacou o apoio do governo do Estado aos movimentos como o Movimento Camponês Popular (MCP), na construção de milhares de casas para trabalhadores do campo, por meio do programa Cheque Moradia, sem descuidar da assistência. “Só tem sentido governar o estado se for para ajudar as pessoas”, disse Eliton, ao afirmar que tem orgulho muito grande de ter relações com os movimentos sociais do campo.
 
Ao falar da política que o governo do estado realiza para eliminar as disparidades regionais de desenvolvimento, Zé Eliton assinalou que há um olhar atento para os principais eixos estruturantes do Estado, todos planejados para os próximos vinte anos. Ele citou a construção de rodovias importantes que ligam as regiões Norte e Nordeste do estado – Alto Paraíso/Colinas, Colinas/Minaçu – além da integração dos outros modais de transporte em Goiás.
Também há, segundo ele, preocupação com o desenvolvimento das cidades, por isso o governo do Estado lançou o programa Goiás na Frente, que destina recursos aos municípios. Também será lançado, segundo Zé Eliton, o Goiás na Frente 2.

Considerações finais

Nas considerações finais, o candidato conclamou as mulheres a realizar exames preventivos do câncer de mama, que marca a campanha do Outubro Rosa. Dirigindo-se diretamente aos eleitores, o governador ressaltou que Goiás caminha na trilha do desenvolvimento com justiça social.
 
Citou o trabalhador que acorda cedo e ver o Batalhão de Terminal, o aluno que estuda numa escola que é primeiro lugar nacional do Ideb, as viaturas de polícia que estão nas ruas atendendo as pessoas, os pacientes que são bem atendidos na rede hospitalar estadual, os jovens que têm acesso à cultura, como no Centro de Cultura Basileu França e na Orquestra Jovem, as famílias beneficiadas com o Renda Cidadã e o Cheque Moradia, a UEG em Rede, a Faculdade do Esporte, os programas habitacionais.
 
“Garanto as conquistas, garanto os programas sociais”, disse, acrescentando que é claro que o Brasil viveu a crise, é claro que Goiás viveu, “mas nós nunca deixamos a peteca cair”.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.