Trump determina deslocamento da Guarda Nacional para fronteira com México

A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kirstjen Nielsen, anunciou nesta quarta-feira que o presidente dos EUA, Donald Trump, está orientando o Pentágono e o Departamento de Segurança Interna para enviar a guarda nacional à fronteira mexicana.

Durante uma coletiva de imprensa, Nielsen disse que os contrabandistas estariam explorando brechas na detenção dos EUA e que a passagem ilegal de fronteira aumentou drasticamente.

“O presidente determinou que o Departamento de Defesa e o Departamento de Segurança Interna trabalhem em conjunto com nossos governadores para posicionar a Guarda Nacional em nossa fronteira sudoeste para ajudar a Patrulha da Fronteira”, disse Nielsen em uma entrevista coletiva na Casa Branca.

“O presidente assinará uma proclamação nesse sentido hoje”, acrescentou.Impedir migrantes ilegais de cruzar para os Estados Unidos a partir do México foi uma plataforma chave da campanha eleitoral de Trump que levou à sua presidência.

O anúncio ocorre em meio aos esforços das autoridades mexicanas para dispersar uma caravana de imigrantes da América Central que estão se movendo pelo México em direção aos EUA. Trump criticou o movimento e alertou para que os mexicanos consigam barrar a iniciativa.

Fonte: Sputnik




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.