Primeira-ministra da Inglaterra anuncia sua renúncia

Reino Unido vive momentos de grande tensão por causa das incertezas em relação a União Europeia

Theresa May anunciou nesta sexta-feira sua demissão como líder do Partido Conservador do Reino Unido. Três anos depois de o referendo do Brexit causar a renúncia de seu antecessor, David Cameron, May acabou jogando a toalha por ter sido incapaz de conduzir o Reino Unido para fora da União Europeia. A primeira-ministra só tornará sua renúncia efetiva em 7 de junho, para poder receber com relativa normalidade o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que fará uma visita oficial ao país entre 3 e 5 de junho.

“Chegou a hora de que seja outro primeiro-ministro a liderar o país”, disse May às portas do número 10 da Downing Street, que durante três anos foi a sua residência oficial. Um breve discurso ao final do qual a primeira-ministra não conseguiu evitar que sua voz se embargasse. “Ocupar este cargo foi a maior honra da minha vida. Fui a segunda mulher a ocupar o cargo, mas não serei a última”, afirmou.

Após sua renúncia oficial, May se manterá como primeira-ministra interina durante o tempo necessário para a disputa sucessória dentro do Partido Conservador, um processo que pode levar até oito semanas.

Aproximadamente uma dezena de candidatos aspira a suceder May à frente dos conservadores. O favorito, segundo todas as pesquisas, é o ex-prefeito de Londres Boris Johnson. Sua excentricidade e falta rigor continuam espantando muitos de seus colegas de partido, mas cresce a convicção dentro da agremiação de que Johnson, com um carisma e uma popularidade que ninguém nega, seria o único capaz de fazer frente à ameaça do Partido do Brexit. A recém-criada formação do ultranacionalista Nigel Farage conseguiu em poucas semanas atrair grande parte do eleitorado conservador tradicional.

Fonte: El País




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.