Nasa divulga imagens de meteorito que explodiu na atmosfera da Terra

No dia 18 de dezembro do ano passado, foi registrada a explosão de um meteorito, cerca de 26 km acima do Mar de Bering, no extremo norte do oceano Pacífico, que desencadeou aproximadamente 173 kilotons de energia, ou mais de 10 vezes a energia da explosão da bomba atômica sobre Hiroshima, durante a Segunda Guerra Mundial.

Dois instrumentos da Nasa a bordo do satélite Terra capturaram imagens dos restos do grande meteoro. A sequência de imagens foi tirada alguns minutos após o evento.

A sombra da trilha do meteoro através da atmosfera da Terra, projetada no topo das nuvens e alongada pelo baixo ângulo do sol, fica a noroeste. Uma nuvem cor de laranja que a bola de fogo deixou para trás, superaquecendo o ar por onde passou, também pode ser vista.

O meteorito foi o mais poderoso a ser observado desde 2013; no entanto, dada sua altitude e a área remota sobre a qual ocorreu, o objeto não representava ameaça para ninguém no solo. Os fenômenos são, na verdade, bastante comuns, segundo destaca a Nasa.

Fonte: Notícias ao Minuto




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.