Goiás sedia Campeonato Mundial de Futsal Universitário

A cada dois anos é realizado o Campeonato Mundial Universitário de Futsal. Nesta 15ª edição, o Brasil será sede dos jogos, recebendo atletas de 16 países. Ao todo, serão 22 seleções participantes. Os jogos serão disputados no Goiânia Arena, em Goiânia, e no Ginásio Internacional Newton de Faria, em Anápolis, do dia 2 ao dia 10 de julho.

Para a diretora técnica da seleção brasileira feminina de futsal universitário, Daniela Duarte Dallago, esta é uma edição especial, já que será realizada em seu Estado. Ela também é técnica do time goiano feminino de futsal Hidráulica Brasil, que há 14 anos representa Goiás em competições nacionais, além de ser tricampeão goiano universitário, graças à parceria com a Faculdade Araguaia.

Assim, o time e as atletas se tornaram exemplos para outras garotas. “A partir do momento em que nós conseguimos melhorar a visibilidade do futsal, com as participações nacionais, o interesse começou a aumentar”, diz. A expectativa de Daniela para receber o mundial em Goiás é grande, já que atrairá as melhores seleções do mundo e atletas de destaque.

“A base da nossa seleção universitária também faz parte da seleção principal. Teremos ainda a melhor jogadora de futsal do mundo, Amandinha, o que despertará ainda mais interesse para o esporte”, comenta Daniela. Segundo ela, a proximidade do evento ao público brasileiro é uma oportunidade de conhecer melhor a modalidade. “Para nós é um grande prazer e orgulho receber os atletas estrangeiros aqui”.

O Brasil é destaque nas competições de futebol, tanto femininas quanto masculinas. Mas, segundo Daniela, o evento é uma oportunidade para o País se destacar e manter o primeiro lugar no Campeonato. “O futsal vem crescendo mundialmente. Temos que trabalhar sempre com a perspectiva de dar o melhor para ganhar o título. Não vai ser fácil, mas vamos treinar bastante.”

Segundo o técnico da seleção feminina que irá competir no Mundial Universitário de Futsal, Éder José Popiolski, as expectativas para o campeonato são muito positivas. “Já recebemos quatro títulos consecutivos. Estamos nos preparando para que, na estreia, possamos caminhar já rumo ao titulo. Eu tenho certeza que o campeonato vai ser muito equilibrado nesta temporada.”

Seleção feminina
A seleção feminina de futsal universitário já está treinando em Goiás. A equipe é a atual campeã do mundial e é a aposta para o título. Desde 2008, quando a categoria feminina foi inserida, a equipe brasileira ganhou todas as edições e é tetracampeã.

Ginásio Newton de Faria, em Anápolis, também vai sediar jogos.

Ginásio Newton de Faria, em Anápolis, também vai sediar jogos

As 14 atletas já foram convocadas pelo técnico Éder José Popiolski. Além da atual melhor jogadora de futsal do mundo, Amanda Lyssa de Oliveira Crisostomo (Uniasselvi/SC), a Amandinha, estarão presentes também Caroline da Silva Marciano (UnoChapecó/SC), a Nega, que está em nono lugar na lista das dez melhores jogadoras de futsal do mundo e Patrícia Moraes (Unochapecó/SC), a Giga, que ocupa o terceiro lugar no ranking de melhor goleira.

Integram a equipe Missiara Luiza Papst (Unifor/CE), Maria Gabriela Batista Cordeiro (Uniasselvi/SC), Brenda de Souza Bettioli (UnoChapecó/SC), Débora Vanin (UnoChapecó/SC), LedianeMarcolan (UnoChapecó/SC), Diana Santos de Oliveira Mendes (Uniasselvi/SC), Jessika Karoline Manieri (Uniasselvi/SC), Valeria Schmidt (Uniasselvi/SC), Renata Adamatti (Universidade Serra Gaúcha/RS), Amanda dos Santos Farias (UCDB/ MS) e Camila Gadeia Silva (Funvic/SP).

Na Comissão Técnica estão o auxiliar técnico Anderson Machado Menezes, o supervisor João Darci Coelho, a preparadora física Rosilene de Souza Marques, a diretora técnica Daniela Duarte Dallago, o fisioterapeuta Denis Peres e o preparador de goleiro Sérgio dos Santos Santana.

Campeonato
Masconte 2Ao todo, 22 equipes de futsal de 16 países vão participar de jogos no Goiânia Arena, em Goiânia, e no Ginásio Internacional Newton de Faria, em Anápolis. Na categoria feminina, dez países confirmaram presença: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Colômbia, México, Nova Zelândia, Portugal, Rússia.

Na categoria masculina vão disputar 12 países. Além do atual campeão de 2014, Rússia, confirmaram a Alemanha, Argentina, Brasil, Cazaquistão, China, França, Israel, Nova Zelândia, Portugal, República Tcheca e Tailândia.

Realização
O 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal é promovido pela Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu), pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e pela Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU). O apoio é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), com patrocínio do Gerflor e da Unimed. O evento tem a chancela da Federação Internacional de Futebol (Fifa).




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.