Globo entra em “guerra” por direitos autorais e “caça” perfis no Twitter

A Globo não está nada satisfeita com perfis nas redes que publicam prints e gifs de programas da emissora. O canal começou a acionar o Twitter contra usuários que fazem estas postagens, sob a acusação de que elas infringem direitos autorais e de imagem.

Perfis chegaram a receber notificações por e-mail e alguns foram até suspensos por reproduzirem imagens da emissora. Diversas postagens que utilizavam imagens de programas também foram apagadas sob a afirmação de que infringiam direitos autorais.

A ação virou piada nas redes, e foi alvo de protestos de internautas, que acusam a emissora de censura.

Um dos perfis notificados pela Globo, o “RealitySocial”, por exemplo, tem mais de 140 mil seguidores, e publica imagens, vídeos e gifs da programação.

A página “Konther” do Twitter foi uma das que se manifestou, publicando uma nota de repúdio à atitude da Globo. “A atitude a emissora se mostra praticamente irracional em tempos de uma integração cada vez maior entre a TV e a internet. Os chamados prints, gifs e conteúdos similares não possuem o poder de reduzir a audiência da emissora…Por mais que a Rede Globo tenha todo o direito de proteger o seu conteúdo, não parece lógico fazer isso removendo este tipo de conteúdo de contas que não arrecadam um mísero centavo com a disseminação desta imagens”, diz a nota.

Em um protesto bem humorado, um espectador desenhou uma cena da série “Onde Nascem os Fortes” e reproduziu a imagem no Twitter para não ter que usar uma captura de tela da emissora.

Em meio à polêmica, o perfil oficial da Record TV aproveitou para cutucar a rival: “Gostou do que viu da programação da Record TV? Tire o print, marca nossas redes e nós compartilharemos”.

Procurada pelo UOL, a Globo não se manifestou até a publicação deste texto.

 

Fonte: UOL




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.