Em reportagem e editorial, O Popular destaca qualidade das Escolas Padrão Século 21 implantadas por Marconi

19.02.2018 Reportagem de O Popular Escolas padrão sec. 21 2018-02-18-PHOTO-00000500Reportagem especial publicada neste último domingo, dia 18, pelo jornal O Popular apresenta as Escolas Padrão Século 21, concebidas na primeira gestão do governador Marconi Perillo (1999-2002) como modelo de qualidade do ensino-aprendizagem no País. A reportagem, assinada pela experiente repórter Malu Longo, destaca que a titular da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, ao ocupar ela primeira vez a pasta, coordenou, por determinação de Marconi, a substituição das arcaicas estruturas das escolas públicas herdadas das gestões anteriores.

Desde o início do ano, Marconi, o vice-governador José Eliton e Raquel dão continuidade ao rush de entregas de Escolas Padrão Século 21 em Goiás inteiro. Já foram cinco unidades entregues em 2018 e, até o final de março, serão 26. Até o final do ano serão 50 inaugurações, e ainda há 17 novas escolas em processo de licitação.

A reportagem destaca que foi a partir do retorno da arquiteta Emilze de Carvalho, que viveu em Reggio Emilia, na Itália, que a Educação de Goiás obteve os subsídios para implantar o projeto da Escola Padrão Século 21, criado por ela. “Sempre sonhei com uma escola que fosse inspiração para as pessoas. Ela deveria refletir a dinâmica da sala de aula: acolhedora, comunitária e democrática”, disse Raquel Teixeira na entrevista ao O Popular.

A edição do Popular deste domingo trouxe ainda, no Editorial, o bom momento da educação no Estado, resultado dos investimentos e da valorização da categoria pelo governador Marconi Perillo e o vice-governador José Eliton.

O texto aborda as Escolas Padrão Século 21 como “opção capaz de alargar as possibilidades de formação, levando em conta características e necessidades regionais”. Cada unidade nesse modelo tem 12 salas, quadra poliesportiva, laboratório de ciências e de informática, biblioteca, auditório, administração, sala dos professores e espaço para agremiação estudantil.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.