Ele escapou da morte! Conheça Zé Eliton, o novo governador de Goiás

José Eliton de Figuerêdo Júnior nasceu em Rio Verde, no dia 27 de agosto de 1972 é um advogado e político brasileiro, filiado ao PSDB, eleito em 2010, e reeleito em 2014 como vice-governador de Goiás, com o Governador Marconi Perillo, do mesmo partido.

Filho de José Eliton de Figuerêdo (Dr. Eltin) e Mirtes Guimarães Figuerêdo, formou-se em Direito pela Universidade Católica de Goiás em 1996, com especialização em Direito Eleitoral.

Fez parte da Comissão de Juristas do Senado Federal na elaboração do anteprojeto de reformulação do Código Eleitoral Brasileiro e escreveu o livro Legislação Eleitoral – Eleições 2008.

Também foi tesoureiro do Instituto Goiano de Direito Eleitoral (IGDEL) e membro da Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB de Goiás, além de presidente da CELG.

Foi membro do DEM de Goiás e já assumiu o Governo do Estado em algumas oportunidades, quando o titular ausentou-se do país. Foi filiado ao PP e desde setembro de 2015 é filiado ao PSDB. Em fevereiro de 2016, tornou-se o secretário de Segurança Pública de Goiás. 

Em 2015, foi secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)

Assumiu o Governo do Estado em 20 oportunidades.

Chefiou missões internacionais do Governo de Goiás e comanda negociações que resultam em importantes investimentos que fortalecem a economia do Estado.

Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE) que tem a função, entre outras, de analisar e aprovar cartas-consultas de solicitação de financiamentos dos empresários goianos junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

Integra o Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

Conselheiro titular no Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae GO).

Presidente do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Goiás (Femep-GO).

Presidente do Conselho de Administração da GoiásFomento.

Em 28 de setembro de 2016, sofreu um atentado e foi baleado no abdômen durante uma carreata em Itumbiara, região sul de Goiás. No mesmo atentado morreram o candidato à prefeitura de Itumbiara José Gomes da Rocha (PTB), de 58 anos, conhecido como Zé Gomes, e o cabo da PM Vanilson João Pereira, de 36 anos. O atirador que também foi morto pelos seguranças, foi identificado como Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, e era funcionário da prefeitura.

“Sem Zé Eliton, as coisas teriam sido mais difíceis”, diz Marconi

“Sem Zé Eliton, as coisas teriam sido mais difíceis”, disse o governador Marconi Perillo na tarde desta sexta-feira (02/03) durante agenda no município de Valparaíso de Goiás, onde foram inauguradas duas novas unidades de ensino. Ele qualificou o vice-governador como “meu braço direito”. Disse, ainda, que se trata de “intelectual preparado, culto, competente, leal e amoroso para com as questões do Governo do Estado”.

Ainda de acordo com Marconi, ao entregar o governo nas mãos de Zé Eliton sabe que ele “dará sequência com muita competência a tudo que juntos construímos nos últimos anos”.

O vice-governador, por sua vez, destacou que “Marconi faz política com compreensão, com respeito, ouvindo a todos, sem bravata”. Ele pediu a Deus para que tenha “sabedoria para continuar o trabalho do governador”.

Família

Zé Eliton é casado com Fabrina Muller que é vice presidente de honra da OVG. O casal tem um filho.

 

Convite para a posse

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.