Criança de 2 anos morre após surto de diarreia em creche de Vila Velha

A Polícia Civil vai investigar a morte do menino Theo Cypriano, de 2 anos, que morreu com uma infecção intestinal após surto de diarreia em creche particular da Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo.

A investigação, que será conduzida pela Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa, quer identificar se houve negligência por parte dos proprietários do estabelecimento.

Theo morreu no dia 27 de março. Segundo um familiar, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular da capital capixaba desde o dia 18.

Como conta o ‘G1’, ele foi internado em estado gravíssimo. O quadro iniciou com uma diarreia aguda, levando à falência dos rins e morte cerebral.

Até o momento, foram notificados 17 casos com sintomas parecidos aos de Theo. Segundo a prefeitura, 10 pessoas continuam hospitalizadas, sendo cinco adultos e cinco crianças, e uma está em estado grave.

O Centro Educacional continua interditado pela secretaria municipal de Saúde e não tem previsão de voltar a funcionar.

Ainda de acordo com a publicação, a mesma bactéria foi encontrada em uma fábrica de cerveja que funcionava sem autorização nos fundos da creche. A cerveja era para consumo dos donos da creche e a fábrica não tinha alvará de funcionamento.

O laudo do Laboratório Central apontou uma grande quantidade de coliformes totais na água do chafariz onde as crianças brincavam, mas não apontou a presença da bactéria que contaminou as crianças. De acordo com a prefeitura de Vila Velha, a água era reutilizada sem tratamento.

Exames feitos em duas crianças infectadas mostraram a presença da forma mais grave da bactéria Escherichia Coli, que também foi encontrada na fábrica de cerveja.

“É uma bactéria muito agressiva que já causou mortes inclusive fora do país. Nós tivemos infelizmente uma vítima aqui. É uma bactéria que produz toxinas. Esse é um surto grave e nós temos que tomar todos os cuidados porque é um problema que não acabou”, alerta o secretário municipal de saúde, Jarbas Ribeiro.

Fonte: Notícias ao Minuto




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.