Baldy coloca Maria Fumaça de Campos do Jordão para funcionar após 4 anos parada

Após quatro anos de hibernação, a locomotiva da estrada de ferro de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, voltou a realizar passeios turísticos neste domingo. A notícia foi dada pelo goiano Alexandre Baldy, ex-deputado federal e hoje secretário de Transportes do governo de João Doria (PSDB). A Maria Fumaça é um dos principais pontos turísticos da cidade.

A locomotiva, com 64 lugares, fará passeios entre as estações Emílio Ribas e Abernéssia (4 quilômetros). Ela funcionará nos feriados e finais de semana e fará quatro passeios por dia, com 30 minutos de duração. Baldy costurou um convênio com a prefeitura de Taubaté (SP) para cessão de um trem para Campos do Jordão, já que o veículo original – que trabalhava desde 1920, parou em 2015 por causa de desgaste.

A Maria Fumaça que realiza o trajeto a partir deste domingo na cidade foi fabricada na Alemanha em 1927. Operou por quase 80 anos, a partir da década de 1920, em uma usina de cana-de-açúcar no Alagoas e, em 2004, foi levada para o Parque do Itaim em Taubaté.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.