500 pessoas são retiradas de casa por risco de rompimento da barragem Sul-Superior em Minas Gerais

As sirenes tocaram durante a madrugada e a Vale ordenou a evacuação das pessoas no entorno da barragem Sul-Superior

Três comunidades no entorno de Barão de Cocais, Minas Gerais, receberam alerta da mineradora Vale durante esta madrugada ordenando que os moradores saíssem por causa de sua situação real de emergência. Segundo comunidade oficial da empresa, a Agência Nacional de Mineração determinou a evacuação da área no entorno da estrutura chamada de barragem Sul-Superior.

Em  nota encaminhada à imprensa e aos moradores, o Executivo afirma  que a Vale acionou as sirenes após as últimas observações detectarem  o Nível 2 de risco da barragem. A informação inicial é de que há um “desnível na estrutura”. “Por esse movo, seguindo as recomendações repassadas pelos entes responsáveis e pela mineradora, os moradores da comunidade do Socorro e adjacências estão sendo evacuados neste momento por ônibus da Vale e demais veículos de apoio.

A evacuação está sendo realizado por precaução”, diz nota da Prefeitura de Barão de Cocais. Os moradores estão sendo encaminhados para o Ginásio Poliesporvo da cidade, no bairro Viúvas, onde serão temporariamente abrigados. No local, as pessoas estão Moradores são encaminhados para ginásio. Evacuação é medida de precaução, diz Prefeitura de Barão de Cocais. A Vale se comprometeu a pagar hotel para esses moradores até que a situação seja normalizada.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.